Sinprosasco orienta professores sobre a MP 936. Sem a participação do sindicato, ela não vale

Professores de Osasco, Carapicuíba, Barueri e Cotia, como já do conhecimento de vocês, nos últimos tempos estamos enfrentando uma sucessão de decisões por parte do Pode Executivo por meio de MPs que prejudicam profundamente a classe trabalhadora com propostas de redução de salários e suspensão de Contratos de Trabalho.

Por decisão do Ministro do STF, Ricardo Lewandovski (no dia 06/04), foi concedida liminar na ADI contra a MP936 com caráter bem mais sensível à classe trabalhadora, principalmente no tocante aos Acordos Individuais firmados entre patrões e empregados, em uma clara relação desproporcional de força.

Em sua redação conclui que “[os] acordos individuais de redução de jornada de trabalho e de salário ou de suspensão temporária do contrato de trabalho […] deverão ser comunicados pelos empregadores ao respectivo sindicato laboral, no prazo de até dez dias corridos, contado da data de sua celebração”, para que este, querendo, deflagre a negociação coletiva.

Dessa forma comunicamos que neste momento, nenhum Acordo Individual Assinado entre patrões e empregados tem validade, devendo ser notificados ao SINPROSASCO para que possamos buscar a saída que seja menos danosa ao professor.