Volta às aulas em agosto? Quem está preparado?

O anúncio oficial poderá acontecer nesta sexta-feira, dia 5, diz o jornal O Estado de São Paulo em matéria ontem, 02 – mas já se fala em salas com número de alunos reduzido ou com alternância de aulas em dias da semana (20% dos escolares a cada dia, de segunda a sexta), além de uso de máscaras, espaçamento entre alunos e aferição de temperatura.

Segundo o jornal apurou, o esquema funcionaria por duas semanas e depois o número de crianças e jovens aumentaria aos poucos. O governo do Estado descartou a possibilidade, antes aventada, de iniciar as aulas com os alunos mais novos, da educação infantil (zero a 5 anos).

O protocolo da volta prevê também uso de máscaras e distanciamento de 1,5 metro dentro das salas de aula. Quem não estiver nas aulas presenciais teria de continuar com atividades a distância, tanto em instituições públicas quanto nas particulares. O plano vale para o todo o Estado, mas cada região paulista pode determinar uma data de reabertura.

O plano teria sido discutido entre o secretário de Educação Rossieli Soares e representantes de escolas particulares e gestores públicos no sábado, 29/05, diz o Estadão.

O que será do plano ainda está ar, especialmente porque o próprio secretário está agora fora de combate: Rossieli Soares foi internado com suspeita de Covid-19 nesta quarta-feira.

Há muitos pontos que ainda devem ser melhor definidos e um deles – um dos principais, aliás – refere-se à forma de acolhimento de professores em um eventual retorno às aulas presenciais. Qualquer plano de volta às aulas não deve apenas se restringir aos alunos, mas deve levar em conta toda a comunidade acadêmica, incluindo professores e auxiliares de administração escolar.