Toda solidariedade ao jogador Vini Jr, vítima de racismo

Toda solidariedade ao jogador Vini Jr, vítima de racismo

Osasco, 23 de maio de 2023

O Sindicato dos Professores de Osasco e Região – Sinprosasco – manifesta veementemente sua repulsa e indignação diante dos atos de racismo direcionados ao jogador brasileiro Vini Júnior, ocorridos recentemente durante uma partida de futebol na Espanha.

É lamentável constatar que, em pleno século XXI, ainda somos testemunhas de comportamentos discriminatórios e preconceituosos que afetam não somente o jogador, mas também toda a coletividade. O racismo é uma chaga social que precisa ser combatida de forma incisiva e intransigente, seja no âmbito esportivo, educacional, cultural ou em qualquer outro.

Vini Júnior, um jovem atleta talentoso e promissor, merece respeito e apoio incondicionais, não apenas pelo seu desempenho esportivo, mas por sua própria dignidade como ser humano. Discriminar, ofender e menosprezar alguém com base na cor de sua pele é uma violação dos direitos humanos fundamentais e uma afronta aos valores de igualdade e inclusão que devem prevalecer em uma sociedade justa e igualitária.

Nós, do Sinprosasco, repudiamos qualquer ato de racismo, seja ele velado ou explícito, e nos solidarizamos com Vini Júnior e com todos aqueles que já foram vítimas dessa forma repugnante de discriminação. Exigimos que as autoridades esportivas e governamentais tomem medidas enérgicas para combater e punir rigorosamente tais comportamentos, de forma a garantir um ambiente esportivo seguro e inclusivo para todos.

Ressaltamos também a importância da educação e da conscientização como ferramentas fundamentais para a transformação social. É necessário que as instituições de ensino, os clubes esportivos e a sociedade em geral trabalhem de forma conjunta para promover a igualdade, a diversidade e o respeito às diferenças, combatendo o racismo em todas as suas manifestações.

Ao expressar nosso repúdio a esses atos de racismo, renovamos nosso compromisso em lutar incansavelmente por uma sociedade justa, igualitária e antirracista. Não podemos nos calar diante de tais injustiças e devemos unir esforços para construir um mundo onde todos possam viver em harmonia, independentemente de sua origem étnica ou racial.

“Você pode me disparar com suas palavras, pode me cortar com seus olhos, pode me matar com seu ódio, mas, ainda assim, como o ar, eu me levantarei.”

Maya Angelou – Escritora estadunidense

Diretoria do Sinprosasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×