Mês das Mulheres | Roda de conversa promovida pelo Sinprosasco discute as desigualdades de gênero

Mês das Mulheres | Roda de conversa promovida pelo Sinprosasco discute as desigualdades de gênero

Neste mês de março, mais uma vez, o Sinprosasco se junta às celebrações do Dia Internacional das Mulheres e presta sua homenagem, especialmente, às professoras que compõem a grande maioria da nossa categoria.

E no conjunto dessas celebrações, o Sinprosasco, por meio da Diretoria de Formação e Cultura, irá promover, no próximo dia 9 de março, a Roda de Conversa “Desigualdade tem rosto de Mulher”, com a antropóloga e professora Maisa Fidalgo.

Desigualdade de gênero

Uma marca fundamental de nossa sociedade é a profunda desigualdade de gênero e raça. De acordo com a socióloga Laís Abramo, as questões de gênero e raça são pilares da desigualdade social no Brasil.

“Por isso, enfrentar essas desigualdades significa tratar de uma característica estrutural da sociedade brasileira”

Laís Abramo

Segundo a Oxfam Brasil, organização não-governamental voltada para o combate às desigualdades e para a promoção de justiça social, configura-se como desigualdade de gênero quando um gênero se sobrepõe a outros, tendo mais privilégios em detrimento dos direitos dos demais. Historicamente, os homens, especialmente os brancos, têm mais privilégios em nossa sociedade, se sobrepondo aos direitos das mulheres e pessoas não-binárias.

Essa diferença está enraizada em nossa sociedade sob a forma do machismo, muito em função de uma cultura patriarcal ultrapassada. Isso porque a estrutura familiar e as relações sociais antigas colocavam o gênero masculino no lugar mais elevado da pirâmide social. 

Oxfam Brasil

Roda de conversa

Com o objetivo de identificar e debater as desigualdades de gênero, a Roda de conversa promovida pelo Sinprosasco e mediada pela professora e pesquisadora Maisa Fidalgo irá discutir questões importantes, sobretudo, para as profissionais da educação. Como as desigualdades são vivenciadas no nosso cotidiano? Como podemos combater essas desigualdades? Essas e outras perguntas irão nortear a conversa que irá acontecer no dia 9 de março, em formato on-line.

Maisa Fidalgo

Maisa Fidalgo é antropóloga, docente de sociologia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), mestra em Antropologia Social e doutoranda em Ciências Sociais pela Unicamp. Pesquisa na área de gênero e sexualidade vinculada ao Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp. Já atuou em diversas redes de ensino (SESI, ETEC, redes estadual e particular) e é autora de livros didáticos na área de sociologia e ciências humanas.


Serviço

Roda de conversa: Desigualdade tem rosto de Mulher

Data: 09/03/2023

Horário: 20h

On-line via Google Meet

O link de acesso à sala virtual será divulgado nas redes sociais do Sinprosasco no dia do evento. Acompanhe!


Fontes:

OXFAM Brasil – Desigualdade de gênero: causas e consequências

Laís Abramo – Desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro | Revista Ciência e Cultura, Vol. 58, n. 4, 2006

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×