17/10: Dia Internacional para Erradicação da Pobreza

17/10: Dia Internacional para Erradicação da Pobreza

Data criada pela ONU tem como objetivo colocar a pauta da erradicação da pobreza como tema fundamental para os países do mundo

De acordo com as estimativas das Nações Unidas, hoje no mundo cerca de 1,3 bilhão de pessoas vivem em situação de pobreza. A grande preocupação da ONU é que a tendência apresentada nos últimos anos é de retrocesso nessa situação, ou seja, a pobreza tem atingido cada vez mais pessoas.

A pandemia do Covid-19 foi um dos fatores que agravou a situação. Mas é fundamental compreendermos que a pobreza no mundo é fruto de um sistema extremamente desigual que gera riqueza a partir da exploração, acentuando as diferenças dentro dos países e entre os países. Soma-se a isso outros elementos, como a crise climática, as guerras e o endividamento dos países.

De acordo com o “Mapa da Nova Pobreza”, estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil vem enfrentando um agravamento da pobreza, especialmente nos últimos anos. Em 2021, cerca de 63 milhões de brasileiros vivem com renda domiciliar de até R$497,00.

De acordo com o economista Marcelo Neri, diretor do FGV Social,

“A pobreza nunca esteve tão alta no Brasil quanto em 2021, desde o começo da série histórica da PNADC em 2012, perfazendo uma década perdida. Demonstramos neste trabalho que 2021 é ponto de máxima pobreza dessas séries anuais para uma variedade de coletas amostrais, conceitos de renda, indicadores e linhas de pobreza testados”

A ONU objetiva impulsionar uma ação global urgente para conter o avanço da pobreza no mundo, investindo em soluções em áreas como saúde, trabalho, igualdade de gênero, proteção social, transformação de sistemas de alimentação e educação.

Estamos diante de um desafio enorme e podemos agir para transformar essa realidade. Começando pelo nosso país! As eleições presidenciais de 2022 confrontam dois projetos políticos bastante distintos: um que tirou o Brasil do Mapa da Pobreza em anos anteriores e outro responsável por nos colocar de volta neste triste cenário.


Fontes:

ONU NEWS – Em Dia Internacional, ONU renova aposta em tornar a pobreza um tema do passado

FGV – Mapa da nova pobreza: Estudo revela que 29,6% dos brasileiros têm renda familiar inferior a R$ 497 mensais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×