Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Mês de conscientização e prevenção ao suicídio

O mês de setembro é dedicado à conscientização e à prevenção ao suicídio no Brasil. O suicídio é uma triste realidade em todo o mundo e que tem implicações tanto individuais quanto coletivas. No Brasil, o número de pessoas que atentaram contra a própria vida dobrou nos últimos 20 anos.

A campanha, que foi iniciada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, em 2022 tem como tema “A vida é a melhor escolha”.

De acordo com o site oficial da campanha,

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Há que se ressaltar que as doenças mentais e o suicídio não podem ser abordados, exclusivamente, por uma ótica individualizante. Se os dados da Organização Mundial de Saúde alertam para um crescimento significativo dos casos, sobretudo nas regiões menos desenvolvidas economicamente, é fundamental que se compreenda este crescimento como uma questão de saúde pública e coletiva. Como observa o artigo publicado pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná,

A lógica individualizante do sofrimento, com viés moralista e/ou medicalizante, que muitas vezes responsabiliza os sujeitos por mazelas que são decorrentes de fatores estruturais.

Neste sentido, é importante termos em mente que a saúde física e mental das pessoas depende de diversos fatores, muitos deles, relacionados às condições sociais. Isto é, valorizar a vida é, necessariamente, defender um modo de vida capaz de oferecer bem-estar para todas as pessoas. E a defesa desse modo de vida passa pelas lutas e ações coletivas.

COMO AJUDAR?

Seja empático: Demonstre que você se importa com a pessoa

Não julgue: Não é o momento para isso. Também não menospreze o sentimento e a dor da pessoa

Entenda: A depressão é uma doença e precisa ser tratada

Encoraje: A pessoa com ideação suicida precisa procurar tratamento especializado

Se você estiver precisando, peça ajuda!

O Centro de Valorização da Vida – CVV, realiza de forma gratuita e voluntária apoio emocional e prevenção ao suicídio, com atendimento sigiloso 24 horas por dia, por telefone, e-mail e chat.

LIGUE 188 ou acesse cvv.org.br

Compartilhe para que essa mensagem chegue a mais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×