Histórico! Professores do Ensino Superior Privado Conquistam Vitória em Campanha Salarial de 2023!

A vitória dos professores e professoras do Ensino Superior privado na campanha salarial de 2023 é uma conquista marcada pela força, união e disposição de luta da categoria, que se organizou e mobilizou através do Sindicato, colocando em prática estratégias políticas coletivas. Essa jornada começou ainda em 2022 e enfrentou 18 meses de persistência e resistência, demonstrando a determinação em não desistir dos nossos direitos e reivindicações.

O caminho para essa conquista foi repleto de desafios e obstáculos. A disputa no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) exigiu esforços, mas a determinação não vacilou, mesmo com a decisão sendo temporariamente suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A categoria não arredou pé de suas demandas, mantendo a mobilização permanente e firme nas negociações.

Além disso, a categoria permaneceu ativa nas redes sociais e murais, espalhando materiais informativos para conscientizar e unir ainda mais os professores em torno da pauta da campanha salarial. Foram realizadas assembleias e reuniões de organização, inclusive coo indicativo de greve, para fortalecer o movimento e pressionar as mantenedoras. A intransigência patronal foi superada graças à persistência e coesão da categoria.

ensino superior, conquista proposta

A vitória alcançada é muito significativa. As convenções coletivas garantem a reposição da inflação dos dois períodos, somando um total de 17,30% sobre os salários de fevereiro de 2022. Além disso, todas as cláusulas sociais que estavam presentes no texto de 2019 foram mantidas até fevereiro de 2025, protegendo assim o patrimônio histórico da categoria.

Outro ponto importante conquistado é a criação de uma comissão sindical paritária, que terá a função de discutir o piso salarial da categoria e a regulamentação das disciplinas ministradas a distância em cursos presenciais. Isso demonstra o compromisso em buscar a valorização dos profissionais e adaptar-se às novas realidades do ensino. A comissão tem o prazo de 120 dias para apresentar propostas que, se aprovadas em assembleia, passarão a valer a partir de março do próximo ano.

Os professores e professoras que foram demitidos durante o período das negociações também serão beneficiados, recebendo as diferenças salariais. Com a assinatura das convenções coletivas, as disputas judiciais serão extintas, proporcionando uma resolução pacífica para os conflitos.

CONFIRA AQUI O RESUMO COM OS PRINCIPAIS PONTOS CONQUISTADOS

Essa vitória reafirma a força da categoria e a importância da capacidade política de organização do Sindicato, mostrando que a união é a maior aliada na busca pelos direitos e melhores condições de trabalho. A diretoria do Sinprosasco enaltece a participação significativa e representativa dos professores e professoras de várias instituições nas assembleias. Vale reforçar que a nossa força também está na união entre os sindicatos de todo estado, demonstrando a importância da Fepesp.

A conquista não apenas assegura melhorias salariais e de condições de trabalho, mas também reforça o compromisso da categoria com a defesa de seus direitos e a valorização do magistério no Ensino Superior privado. A trajetória de luta e sucesso nessa campanha é um exemplo inspirador para outros setores profissionais, mostrando que, quando se unem e atuam com determinação, os trabalhadores podem alcançar vitórias importantes e fazer suas vozes serem ouvidas.