EDUCAÇÃO BÁSICA | Tudo o que você precisa saber sobre o reajuste salarial

Hoje, dia 06/04, é o prazo final para o pagamento dos salários dos professores e professoras da Educação Básica. Além disso, hoje os salários já devem vir com o reajuste de 6,09% aplicado.

Confira tudo o que você precisa saber sobre o Reajuste Salarial

Reajuste de 6,09%

O reajuste deve ser aplicado já nos salários a serem pagos até hoje, dia 06/04. Confira o seu holerite! Em caso de dúvidas ou descumprimento, procure o sindicato!

Como o reajuste é calculado?

O reajuste é calculado pela média dos índices inflacionários (INPC e IPC) no período de 1º de março de 2022 a 28 de fevereiro de 2023.

E como fica a PLR ou Abono Especial?

A PLR ou Abono Especial deve ser paga em parcela única de 18% do salário bruto até o dia 15/10. Se a escola optar por não pagar, deverá acrescentar 1,5% ao reajuste salarial a partir de março, totalizando um reajuste de 7,59% (6,09% + 1,5%). Fique atento ao seu holerite. Confira se a escola aplicou corretamente o reajuste.

Cesta-básica / Vale-Alimentação

O valor mínimo da Cesta Básica, do Cartão Alimentação ou Vale Alimentação deve ser de R$121,49. Confira na Convenção Coletiva qual deve ser o tamanho e a composição da Cesta-Básica in natura.

Cláusulas Sociais

Todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva estão mantidas até 2025.

É importante ressaltar que todas essas garantias foram fruto da atuação dos Sindicatos na negociação da nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Ou seja, tratam-se de direitos conquistados coletivamente por nossa categoria. Por isso, é fundamental que os professores e professoras estejam sempre por dentro da atuação do Sinprosasco e que participem dos encontros, assembleias e atividades.

A nossa força está na união!