É HOJE! TRT julga dissídio do Ensino Superior às 15h

Tribunal Regional do Trabalho irá colocar em julgamento hoje, às 15h, em sessão remota, o dissídio coletivo dos professores, professoras e pessoal administrativo do Ensino Superior Privado.

O julgamento ocorre após longos oito meses de tentativas de negociação entre Sindicatos, FEPESP e os representantes das mantenedoras. O SEMESP, sindicato patronal, desde o início do processo não se mostrou disposto a realizar uma negociação efetiva com os professores. Foram 17 rodadas de negociações em que as mantenedoras se mostraram irredutíveis e completamente fechadas ao diálogo.

Diante do impasse, no dia 17 de agosto, foram realizadas assembleias simultâneas nos sindicatos dos professores de todo o estado de São Paulo, nas quais foi aprovada a Greve da categoria a partir de 05 de setembro. Teve início, nesse momento, o rito de greve, com a entrada de uma ação dos sindicatos no Tribunal Regional do Trabalho.

O TRT buscou, mais uma vez, promover o diálogo por meio de uma proposta conciliatória. Mas, apesar do aceite por parte dos professores, O SEMESP recusou a proposta, obrigando o Tribunal a levar o dissídio à julgamento.

Vale lembrar que, no final de setembro, o Ministério Público do Trabalho concedeu parecer favorável às reivindicações dos professores e considerando a legitimidade da iniciativa de greve, demonstrando que as mantenedoras, de fato, não estavam dispostas à negociar.

Este processo todo demonstra a relevância da luta sindical e da organização coletiva dos professores e professoras. É a nossa mobilização enquanto categoria que impôs aos patrões o julgamento no Tribunal!

Seguimos na luta em defesa da categoria!

A nossa força está na nossa união!