15 de Setembro: Dia internacional da Democracia

15 de Setembro: Dia internacional da Democracia

Data foi instituída pela ONU em 2007 para celebrar e promover a reflexão sobre as democracias no mundo


Neste dia 15 de setembro comemora-se o Dia Internacional da Democracia, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo fundamental desta comemoração é trazer a reflexão sobre a importância da democracia no mundo todo.

A democracia é o ponto de partida fundamental para o desenvolvimento das sociedades e deve estar baseada no respeito irrestrito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais (individuais e coletivas).

A Constituição Federal do Brasil, que atualmente vem sendo severamente atacada pelas forças antidemocráticas, assegura o exercício pleno da democracia para todos os brasileiros e brasileiras. Esta mesma constituição define o nosso país como “um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida”.

Estamos vivendo tempos difíceis para a democracia brasileira. Mas com muito luta e perseverança, faremos deste país uma nação livre, democrática e que garanta a todos os seus cidadãos e cidadãs condições de uma vida digna.

Esta é uma pequena homenagem do Sinprosasco a todas as mulheres e homens que lutaram e continuam lutando pela democracia no Brasil.

Referências:

Politize! – O que é o Dia Internacional da Democracia?

JusBrasil – Constituição Federal de 1988

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×